Forum UOTV
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ROTEADORES com QoS

Ir para baixo

roteadores - ROTEADORES com QoS Empty ROTEADORES com QoS

Mensagem  Admin Ter Fev 07, 2012 11:12 am

Tópico pra todos darem dicas de marcas/modelos de roteadores que fazem QoS bom para CS!

No mínimo escrevam marca/modelo/Tipo! (III, IV ou V? ver abaixo)


Vai comprar roteador? Quer trocar o seu por um melhor? Então leia esse tópico inteiro.
E, apesar de óbvio, vou escrever: comprar só não adianta nada. Você tem que depois ler o manual do que comprou e configurar ele adequadamente. O QoS só funciona se você configurar ele bem pros seus propósitos! (= priorizar o CS em relação a navegação/download/P2P/etc)
(Para ficar melhor ainda, veja modelos de roteador que podem proteger sua conexão usando VPN nesse tópico: www.az-world.net/forum/showthread.php?t=9941)

Para pedir/postar dicas de como configurar o QoS de um modelo específico, use a seção Avançada do fórum.
(dica: se na configuração for garantir reserva mínima de banda pro CS, 50kbps são bem suficientes!)

Ter uma internet com latência/ping baixo é muito importante pra fazer CS, mas não é tudo. Normalmente quem faz CS usa a mesma internet pra PCs e Notebooks também. E aí se você disparar um download pesado, assistir um video de alta resolução, usar P2P tipo eMule, Torrent, etc você pode travar seu CS!

Por exemplo se sua banda de internet for baixa, tipo até 500k, qualquer video que você tiver vendo no youtube já vai congestionar sua internet inteira! Não sobra internet pra outras coisas!
A mesma coisa acontece com internet parruda. De nada adianta ter 12M e deixar rolando download e P2P a toda, até no talo. Vai congestionar do mesmo jeito. Nesse caso o que dá pra fazer e resolve é usar gerenciadores de download e neles e nos seus P2P determinar pra eles usarem no máximo uns 70% a 80% da capacidade da sua internet (tanto download quanto upload!). Mas se você deixar 2 programas desses rodando já vai ter que configurar pra cada um pegar no máximo 30%, 40%, porque se não os 2 juntos se somam e estouram os 100% e vai congestionar do mesmo jeito.

Você percebe isso se disparar essas coisas e tentar navegar ao mesmo tempo. Vai ver que a navegação fica bem ruim. Chega a travar.
Ou se você usa skype, videoconferencia, voip, jogo online, etc. já deve ter percebido que o video trava, a voz corta, o jogo dá lag, etc. quando você mesmo tá congestionando sua internet com transferências pesadas de download ou upload.
Isso é muito pior quando várias pessoas com vários PCs usam a mesma internet. Aí é um querendo fazer isso, o outro aquilo e tudo fica ruim!

Com o CS não é diferente. Se você mesmo congestionar sua internet nos seus PCs, os AzAmerica poderão ter dificuldade de acessar a internet naquela hora pra fazer o CS. Resultado: vai travar a imagem na TV.

E como resolver isso? Só tem dois jeitos:
1-você não congestionar sua internet enquanto assiste TV (não fazer nada pesado de down ou up), ou
2-usar um roteador com QoS (Quality of Service)! (mas um que realmente funcione)

Se sua escolha é a 2.....

Pra quem faz CS, videoconferência, voip, game online, etc. coisas que precisam de resposta rápida só tem uma solução: o seu roteador tem que ser capaz de identificar essas coisas e priorizar elas na SUA internet. É isso o que o QoS faz.

Podemos resumir os tipos de roteadores residenciais/pequenos escritórios que tem por aí:

Tipo I - Sem QoS - evite!
A grande maioria dos roteadores baratos não têm QoS. Tem que escolher com cuidado.

Tipo II - Com TOS - evite!
A maioria que faz propaganda e tem escrito nas especificações que têm QoS na realidade têm é uma "simplificação" chamada TOS ou COS ou DiffServ ou DSCP. Isso na prática não serve pra nada! Evite. Pra saber se é esse tipo de QoS que tem num modelo, basta ir na parte de configuração de QoS dele e ver se só tem essas siglas e mais nada que sugere o escrito nos tipos abaixo.

Tipo III - QoS simples - ok pra CS!
Alguns poucos conseguem priorizar por onde os dados vêm, qual equipamento inteiro conectado nele deve ser priorizado. Pra isso você cadastra no QoS do roteador a porta física (RJ45/WiFi) onde tá conectado o equipamento, ou o IP (usar IP fixo) ou o MAC do equipamento que é para priorizar. Alguns um pouquinho mais sofisticados permitem cadastrar uma faixa de IPs e não somente IP a IP.
Pro CS isso já resolve: basta cadastrar com prioridade top a porta fisica/IP/MAC do AzAmerica/Lexuz. Mas atenção: se o modelo for mais simples e só priorizar pelas portas fisicas (e não por IP/MAC) aí ou AzAmerica/Lexuz ou PCs têm que ficar em portas físicas diferentes! Não dá por exemplo pra ter receptor e também PC tudo por WiFi, porque aí eles entram pela mesma porta (WiFi) e não dá pra priorizar entre eles. Teria que ter por exemplo PC por WiFi e AzAmerica/Lexuz por cabo (ou ao contrário).

Tipo IV - QoS sofisticado - ok pra CS!
Menos roteadores ainda são os que conseguem priorizar identificando para onde os dados vão e vem da internet. Neles têm a opção de especificar o IP e/ou porta do computador ao qual o seu equipamento tá se ligando e que deve ter prioridade. Os melhores permitem você especificar uma faixa inteira de IPs e/ou portas. Os mais simples permitem somente especificar IP a IP e porta a porta.
No caso do CS você cadastra no QoS do roteador o IP e/ou porta do servidor CS. Mesmo que seja dos mais simples, como o IP/porta do CS é sempre uma só, tudo ok. Aí tudo que for/voltar do servidor CS será priorizado.
Esses roteadores são bons pra quem quiser aproveitar além do CS pra algo mais sofisticado, tipo priorizar também pra voip, jogo online, etc. Se você for usar pra essas outras coisas, veja se vai precisar de faixas e compre um que permita isso.

Tipo V - QoS bem sofisticado - talvez ok pra CS, olhe com cuidado!
Mais raros são os roteadores que conseguem priorizar identificando o tipo de dado que tá passando por ele, pouco importando de onde vem ou para onde vão e de quais equipamentos. Por exemplo você cadastra pra priorizar CS e navegação e deixa com baixa prioridade downloads e baixissima o P2P. O roteador "entende" essa linguagem.
Como o tipo de "dado CS" não é muito comum, pode ser que você tenha dificuldade de configurar esse tipo para o CS. Mas a maioria desse tipo de roteador também faz o que os Tipos III ou IV fazem. Olhe e, se é o caso, tranquilo pra CS!

Dicas de marcas/modelos?

Roteador ADSL DSLG624T ponto de acesso s/ fios 802.11g e comutador com 4 portas.
Função de qualidade de serviço (QoS).
O DSL-G624T permite 4 códigos de prioridade que garantem a um pequeno grupo de utilizadores, em casa ou no escritório, todas as vantagens provenientes de uma ligação de rede móvel e evita os problemas do tráfego que entra e que sai. A função QoS permite utilizar a ligação ADSL de alta velocidade para aplicações VoIP, multimédia e jogos on-line através da Internet.
Tipo IV

D-link 2640b modem roteador adsl wireless access point wi-fi
Qualidade de características de serviço (QoS)
O DSL-2640B suporta 4 filas de prioridade para permitir um grupo de usuários experimentar o benefício da conexão sem trafego de dados inbound e outbound sem congestionamento de tráfego. Esta sustentação de QoS permite que você aprecie a transmissão elevada do ADSL para aplicações tais como VoIP, multimídia e jogos em linha sobre Internet.
Tipo IV

Roteador Wireless 108 Mbps WRS240E - Intelbras
Tipo III e só prioriza pelas portas fisicas. Se AzAmerica/Lexuz ficar por WiFi e também os PCs por WiFi, não vai dar pra priorizar! Pelo menos um tem que ficar em porta de cabo RJ45.

Alguns que conheço e sei que funcionam bem:

Todas as marcas/modelos que rodam o firmware alternativo gratuito Tomato são do Tipo III, IV e V.
Site pra ver os modelos: www.polarcloud.com/tomato

Todas as marcas/modelos que rodam o firmware alternativo gratuito Gargoyle são do Tipo III, IV e V.
Site pra ver os modelos: www.gargoyle-router.com
(na realidade qq modelo que rodar o OpenWRT versão Kamikaze roda o Gargoyle, mas o QoS do Gargoyle já vem pronto com interface web e funciona muito bem)

Todas as marcas/modelos que rodam o firmware alternativo gratuito DD-WRT são do Tipo III.
(na realidade tem as configurações pra tipos IV e V, mas na prática não funcionam bem. Só na versão paga que tem na loja online do DD-WRT que funcionam legal.)
Site pra ver os modelos: www.dd-wrt.com

Você deverá tirar a firmware original do seu roteador e colocar a alternativa. E isso, exatamente como trocamos a firmware original de fábrica dos AzAmerica, formalmente faz perder a garantia de fábrica e sempre tem um risco de você fazer algum procedimento errado durante a troca e matar o roteador.

Como fazer a troca da firmware? Aí cada modelo/firmware tem sua receita de bolo. Alguns carregam pela interface web direto, só selecionar e carregar, bem mais fácil que atualizar um AzAmerica. Qualquer um faz. Outros precisam de um pouco de malabarismo técnico, mas que se seguir os tutoriais com atenção não costuma ter problema.
Leia o site/fórum da firmware que você escolher, vai achar tutoriais/dicas. Google também ajuda bem: achará material em português inclusive.

Marcas/modelos um pouco mais fáceis de achar no Brasil que rodam o acima tem esses. Todos entre R$100 e R$200:

Marca Linksys:

WRTSL54GS
WRT54G-TM

WRT54GL 1.0 ou 1.1
Pra ver a versão só olhar as etiquetas dele. Ou olhar o começo do número de série:
CL7A = WRT54GL v1.0
CL7B = WRT54GL v1.1
CL7C = WRT54GL v1.1
CF7C = WRT54GL v1.1

WRT54G versão 1.x a 4.x (NÃO as 5.x a 8.x que é o que normalmente encontra hoje)
Pra ver a versão só olhar as etiquetas dele. Ou olhar o começo do número de série:
CDF0/CDF1 = WRT54G v1.0
CDF2/CDF3 = WRT54G v1.1
CDF5 = WRT54G v2.0
CDF7 = WRT54G v2.2
CDF8 = WRT54G v3.0
CDF9 = WRT54G v3.1
CDFA = WRT54G v4.0

WRT54GS versão 1.x a 4.x (NÃO as 5.x a 7.x que é o que normalmente encontra hoje)
Pra ver a versão só olhar as etiquetas dele. Ou olhar o começo do número de série:
CGN0/CGN1 = WRT54GS v1.0
CGN2 = WRT54GS v1.1
CGN3 = WRT54GS v2.0
CGN4 = WRT54GS v2.1
CGN5 = WRT54GS v3.0
CGN6 = WRT54GS v4.0

Marca D-Link:

DIR-300 revisão A ou A1 (Só roda Gargoyle e DD-WRT)
DIR-320 revisão A ou A1

SÓ rodam DD-WRT e tem pouco tempo. Dê uma lida no forum DD-WRT antes pra ver como tão de bugs:
DIR-300 revisão B ou B1
DIR-600 revisão B1 ou B2
DIR-615 revisão C1 ou C2 ou D2 ou E1

Admin
Admin

Mensagens : 57
Pontos : 9060
Data de inscrição : 06/02/2012

http://uoillusions.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos